quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Incrível

Share
Fui assistir ontem à ante estreia de um documentário que se chama "Complexo Universo Paralelo", aventura corajosa de dois jovens portugueses nas favelas do Complexo do Alemão em 2007 que coincidiu com a primeira grande operação policial neste complexo e considerada, a maior operação desde que a polícia decidiu ocupar as favelas, em Maio do mesmo ano, devido ao assassinato de dois policiais em Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio. Hoje sabemos a escalada que isso deu, e ao ver algumas das imagens do dociumentário parecia que estava a ver uma fiel e clara antevisão do que se veio a passar em Dezembro de 2010 e que ainda está tão presente.
Quando se vê o documentário, vem-nos automaticamente à cabeça uma pergunta quase dramática, como é que estes dois miúdos se meteram nisto, sente-se na pele que a estada deles neste local foi profunda, que houve uma preocupação de viver a experiência para a relatar da forma mais real possível.
De facto, a sensação mais latente que eu tive, durante todo o filme, é que estes dois portugas parece que foram nascidos e criados no Rio. Os pormenores que captam, a sequência do enredo, a fotografia, as histórias que selecionaram, é de alguém que, de certa forma viveu antes para contar, que se tornaram cariocas antes de decidirem avançar para o filme. Sinceros parabéns aos irmãos Mário Patrocínio, realizador e Pedro Patrocínio, director de fotografia, grande fotografia!
www.complexofilme.com

Sem comentários:

Enviar um comentário