O Vale do Tua é um dos lugares intocáveis do nosso pequeno país, está integrado na paisagem do Douro que é classificada como Patromónio Mundial da Humanidade pela Unesco. Apesar disso, está a construir-se uma barragem que vai alterar inevitavelmente todo este vale e que implicará impatos que ninguém consegue ainda prever no produto mais reconhecido e exportado mundialmente, o vinho do Porto. Existe uma plataforma chamada "Os ùltimos Dias do Tua" que tem vindo a sensibilizar e a juntar todos os argumentos contra esta barragem ultimoanodotua.pt. A verdade é que a balança pende bastante para um dos lados não pela qualidade e razonabilidade dos argumentos mas apenas pelo dinheiro e interesses complementares. Ninguém consegue explicar qual será a vantagem económica de uma nova barragem. O que está comprovado é que essa barragem contribuirá com 0,1% para a produção da energia que o país consome. Isso, aparentemente, é um facto indiscutível e, infelizmente, parece que é, também, um argumento suficientemente plausível para se destruir património natural e histórico de forma irreversível.
Este é um dos filmes realizados para dar voz à pouca força que têm vindo a ter os argumentos contra a barragem. São argumenrtos de quem vai sofrer diretamente com esta asneira e, por isso, é tocante.
Expliquem-me se isto é mesmo necessário, se não há outra forma. Cada vez é mais difícil encontrarmos locais intocados e vamos estragar mais um em nome de nada. Gastamos dinheiro para termos locais reconhecidos mundialmente e depois destruímo-los irremediavelmente. Não faz sentido e o mais assustador é que não é caso único.
Sem comentários:
Enviar um comentário