quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Aniversário de Martinho da Vila

Share

É um dos bambas mais importantes do Rio e, como é evidente, só podia ter nascido no mês do Carnaval. Além disso, à medida que o Carnaval se vai aproximando vai aumentando a saudade e o desalento de não poder estar lá. E, para amenizar ligeiramente esse sentimento, aumenta a minha vontade de escutar samba. Este dvd do Quintal do Pagodinho tem grande momentos de samba e este que escolhi é um deles. Demonstra a simplicidade, a pureza e a alegria natural desta música e da maioria dos seus intérpretes. Mérito total para o Zeca Pagodinho e para os seus amigos que fizeram de um encontro íntimo, de pessoas que se respeitam e que nutrem amizade uns pelos outros, uma festa musical de alta qualidade e que ainda quiseram partilhá-la com os comuns dos mortais como eu. Assim junto no mesmo post a homenagem ao aniversário do Martinho, um destaque deste dvd que tem tanto para ver e escutar e ainda uma sessão de auto-terapia e de tentativa frustada de imunização desta saudade persistente que este ano está ainda mais intensa por causa deste tempo cinzento, frio e exageradamente molhado, que não ajuda nada.

"Ciranda de roda
De samba de roda da vida
Que girou, que gira
Na roda da saia rendada
Da moça que dança a ciranda
Ciranda da vida
Que gira e faz girar a roda
Da vida que gira
Na cabeça do bom Santo Amaro
Que é da Purificação
E nas águas que rodeiam a ilha
De São Luiz do Maranhão
Na rodilha embaixo da talha
E em cima do torso da negra
Que ainda rebola
Nas curvas da vida da velha
Que ainda consola
A criança que chora
A roda é pra rodar na gira
Da vida que roda
Olha a roda, olha a roda
A roda é pra rodar na gira
Da vida que roda
Ciranda de roda"
Ciranda da roda - Martinho da Vila

"Quem é do mar não enjoa, não enjoa.
Chuva fininha é garoa, é garoa.
Homem que é homem não chora! Não, não chora.
Quando a mulher vai embora, vai embora.

Quem quiser saber meu nome,
Não precisa perguntar.
Sou Martinho lá da Vila,
Partideiro devagar.

Quem quiser falar comigo
Não precisa procurar.
Vá aonde tiver samba
Que eu devo estar por lá.

Eu cheguei no samba agora,
Mas aqui eu vou ficar.
Pois quem é mesmo do samba
Vai até o sol raiar.

O sereno ta caindo,
Ta caindo devagar.
Vai cair chuva miúda
E o samba não vai parar.

Serenou lá na Mangueira.
Serenou lá na Portela.
Serenou em Madureira.
Serenou lá na favela.

Serenou lá no Salgueiro.
Serenou lá no Capela.
Serenou na minha casa.
Serenou na casa dela.

Quem tiver mulher bonita
Traga presa na corrente.
Eu também já tive a minha,
Mas perdi num samba quente.

A menina foi embora,
Mas um samba vou cantar,
Pois está mesmo na hora
De ter outra em seu lugar."
Quem É do Mar Não Enjôa - Martinho da Vila

"Canta Canta, minha Gente.
Deixa a tristeza pra lá.
Canta forte, canta alto,
Que a vida vai melhorar.
Que a vida vai melhorar.
Que a vida vai melhorar.
Que a vida vai melhorar.
Que a vida vai melhorar.

Cantem o samba de roda,
O samba-canção e o samba rasgado.
Cantem o samba de breque,
O samba moderno e o samba quadrado.

Cantem ciranda, o frevo,
O côco, maxixe, baião e xaxado,
Mas não cantem essa moça bonita,
Porque ela está com o marido do lado.

Canta Canta, minha gente.
Deixa a tristeza pra lá.
Canta forte, canta alto,
Que a vida vai melhorar.
Que a vida vai melhorar.
Que a vida vai melhorar.
Mas a vida vai melhorar.
A vida vai melhorar.

Quem canta seus males espanta
Lá em cima do morro
Ou sambando no asfalto.
Eu canto o samba-enredo,
Um sambinha lento e um partido alto.

Há muito tempo não ouço
O tal do samba sincopado.
Só não dá pra cantar mesmo
É vendo o sol nascer quadrado.

Canta Canta, minha gente.
Deixa a tristeza pra lá.
Canta forte, canta alto,
Que a vida vai melhorar.

Que a vida vai melhorar.
Que a vida vai melhorar.
Mas eu disse: Que vai melhorar.
Que a vida vai melhorar.
Ora se vai melhorar.
Que a vida vai melhorar.
Mas será que vai melhorar?
Que a vida vai melhorar.
Eu já vou é me mandar.
Que a vida vai melhorar.
Que a vida vai melhorar.!
Canta canta minha gente - Martinho da Vila

"Segure tudo que for conquistado
Segure tudo que não for de mais
Segure o braço do seu namorado
Segure a menina rapaz

Assegure um amor sem despedida
Dando amor e lealdade
Pra não terminar a vida
No tal bloco da saudade

Assegure o pão de cada dia
Trabalhando com vontade
Segura, segura, segura, não larga
Essa tal felicidade

Avareza é um defeito
Você nunca foi assim
Eu também tenho direito
De tocar meu tamborim
Segure"
Segure tudo - Martinho da Vila

"Na minha casa
Todo mundo é bamba
Todo mundo bebe
Todo mundo samba...

Na minha casa
Não tem bola prá vizinha
Não se fala do alheio
Nem se liga prá candinha...

Na minha casa
Todo mundo é bamba
Todo mundo bebe
Todo mundo samba...

Na minha casa
Ninguém liga prá intriga
Todo mundo xinga
Todo mundo briga...

Macumba lá na minha casa
Tem galinha preta
Azeite de dendê
Mas ladainha lá na minha casa
Tem reza bonitinha
E canjiquinha prá comer
Mas ladainha lá na minha casa
Tem reza bonitinha
E canjiquinha prá comer...

Se tem alguém aflito
Todo mundo chora
Todo mundo sofre
Mas logo se reza
Prá São Benedito
Prá Nossa Senhora
E prá Santo Onofre...

Mas se tem alguém cantando
Todo mundo canta
Todo mundo dança
Todo mundo samba
E ninguém se cansa
Pois minha casa
É casa de bamba
Pois minha casa
É casa de bamba...

Macumba lá na minha casa
Tem galinha preta
Azeite de dendê
Mas ladainha lá na minha casa
Tem reza bonitinha
E canjiquinha prá comer
Mas ladainha lá na minha casa
Tem reza bonitinha
E canjiquinha prá comer...

Se tem alguém aflito
Todo mundo chora
Todo mundo sofre
Mas logo se reza
Prá São Benedito
Prá Nossa Senhora
E prá Santo Onofre...

Mas se tem alguém cantando
Todo mundo canta
Todo mundo dança
Todo mundo samba
E ninguém se cansa
Pois minha casa
É casa de bamba
Pois minha casa
É casa de bamba
Pois minha casa
É casa de bamba"
Casa de bamba - Martinho da Vila

Sem comentários:

Enviar um comentário