quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Salgueiro há 20 anos

Share
"Explode coração
Na maior felicidade
É lindo o meu Salgueiro
Contagiando e sacudindo essa cidade"

Já faz 20 anos que o Salgueiro foi campeão da escolas de samba com o samba enredo que contou a história da viagem de navio entre Belém e o Rio de Janeiro, que geralmente era feita em navios com prefixo Ita. O título deste samba era "Peguei um Ita no norte" e devolveu o título de campeã à escola do morro do Salgueiro no bairro da Tijuca, que estava de jejum há 17 anos. Curiosamente voltou a sofrer de um jejum prolongado voltando a ser campeã apenas neste século, mais propriamente em 2009.
Mas este samba enredo tornou-se num dos clássicos da Carnaval do Rio de Janeiro e é tocado em todos os blocos carnavalescos que se prezem a começar pelo Monobloco e sem esquecer o meu querido bloco "Último Gole" no Jardim Botânico.
Este é um dos poucos sambas que passou a ser cantado por toda a gente independentemente da escola de samba que prefere e não há Carnaval sem cantar "explode coração" em utilizando todas as capacidades disponíveis na garganta e nas sofridas cordas vocais e, aparentemente, isso percebeu-se logo no momento em que a escola desfilou, segundo o site O dia na folia, do jornal carioca, O Dia:

"(...) Foi na vóz do intérprete Quinho que ‘Explode Coração’ caiu na boca do povo. Passados 20 anos do deslife, ele lembra que, logo no início, a torcida na Sapucaí abraçou o samba. “Logo que chegamos no setor 1 e comecei a cantar, o público veio junto e cantou com a gente. E foi assim por todo o tempo de desfile. Parecia que só tinha salgueirense na avenida”, afirmou Quinho.

A opinião é a mesma do autor Demá Chagas. “Foi impressionante. Todo mundo entrou no clima. Torcedor com a camisa da Mangueira, da Beija-Flor, policiais, repórteres. Todo mundo cantava, maravilhado com a passagem do Salgueiro”.

Referência quando o assunto é samba-enredo, Neguinho da Beija-Flor dá a palavra definitiva sobre aquele Carnaval. “O Salgueiro foi a terceira escola a desfilar. Mas quando eu ouvi aquele samba e vi o desfile, sabia que o título estava definido”."

Sem comentários:

Enviar um comentário