segunda-feira, 24 de outubro de 2016

"My name is now!"

Share

"Eu estou sempre começando", esta afirmação é da senhora Elza Soares que, para quem não saiba, nasceu em 1937 e este clip onde ela partilha com o jovem rapper Emicida (31 anos) uma nova versão do clássico "Nega do cabelo duro" é mais uma prova da capacidade de reinvenção desta intérprete brilhante que continua a desafiar-se aos 79 anos!
Esta enigmática mulher é quase uma personagem mitológica devido, por um lado às atribulações constantes na sua vida e, por outro, pela capacidade inata de ultrapassar todas as adversidades e contingências. Essa aura factual deu origem inclusivamente a um documentário sobre a sua vida e que se chama "My name is now". E isso é a tradução perfeita do que ela é e da sua capacidade de ser não só atual mas disruptiva na música contemporânea que quer interpretar e na forma como encara a vida.
Se tudo correr bem, iremos ter o prazer de a ver pela primeira vez, pois irá estar em Portugal no próximo mês, dia 24 na casa da Música no Porto e 25 ou 26 no Misty Fest em Lisboa. É mais uma paixão antiga e nunca mais me hei-de esquecer do momento em que ouvi esta voz incrível pela primeira vez e as estranhas e complexas emoções que me causou e que continua a causar.
 A voz já não é a mesma mas a vontade e a motivação e a consequente vitalidade parecem que vão crescendo à medida que ela se apercebe do aparecimento de algumas fragilidades incontornáveis e decorrentes da sua idade.
O seu disco mais recente chama-se "Mulher do fim do mundo" mas a sua carreira é de outro mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário