quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Dia 24 de Novembro é o dia!

Share

Para comemorar o centenário do nascimento do samba o Zeca Pagodinho vem fazer uma pequena digressão na Europa e, felizmente, incluiu Portugal. Dia 24 de Novembro, se os deuses do samba o permitirem, vou realizar um dos maiores desejos que tenho relacionados com a minha paixão pela música. A minha paixão pela música faz com que, entre outras coisas, tenha uma infinita vontade de ver e rever os meus músicos e intérpretes preferidos ao vivo em concertos. Felizmente, tenho tido a felicidade e o privilégio de ver a maioria deles ao vivo, algubns deles por diversas vezes. Admito que ainda existem alguns que me faltam nessa lista desejos, não muitos mas algumas das faltas deixam-me uma ligeira angústia e um vazio que nunca é totalmente preenchido.
Uma dessas falhas e uma das mais latentes é ainda, esperemos que por pouco tempo, o Zeca e, confesso, que tinha uma esperançao muito ténue de o ver e acharia que isso só seria possível se coincidisse com uma viagem ao Brasil dado o seu conhecido receio de viajar de avião e a sua personalidade singela e modesta que o faz preferir o seu reduto de Xerem a grandes digressões internacionais. Felizmente, por todas as razões mas neste momento especialmente por esta, o samba já faz 100 anos e não encontro melhor forma de assinalar essa efeméride em Lisboa que um concerto do mestre Zeca.
Apenas por curiosidade, esta comemoração oficial do centésimo aniversário do nascimento do samba tem a ver com o facto de em 1916 se ter gravado o primeiro tema, registado como samba, a música chama-se "Pelo telefone" e foi composta por Donga e Mauro de Almeida e em 100 anos o samba transformou-se totalmente. Passou de uma manifestação marginal de uma etnia segregada para a maior expressão da cultura brasileira ultrapassando até as fronteiras do universo das artes para se tornar parte fundamental da essência social e da identidade do povo brasileiro.
Não há dúvidas absolutamente nenhumas que as expetativas estão altas pois o que desejamos é viver, durante um par de horas, um pouquinho desse Brasil cheio de alegria e energia contagiante pois desde que o samba é samba é assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário