quarta-feira, 30 de setembro de 2015

4 anos

Share

4 anos de cumplicidade, de felicidade, de vivências partilhadas. Estes já ninguém nos tira. Eu sei que há algum desacordo entre datas mas para mim esta, mesmo sem formalismos, foi a que marcou o princípio da nossa estória. Foi um início de Outono, um final de Setembro e um Outubro incrível e onde Milfontes foi uma testemunha presente desta vida conjunta que estava a nascer. E, por isso, nada melhor que Arlindo Cruz e Alcione para assinalar :)
"É demais o teu sorriso é demais minha saudade
toda vez que eu te vejo dá vontade
De voltar ao paraíso longe da realidade
desse amor é que eu falo de verdade"
Quando falo de amor - Arlindo Cruz e Alcione

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dueto improvável

Share

Eddie Vedder e Beyoncé cantam "Redemption song" do Bob Marley no Global Citizen Festival em Nova Iorque há 3 dias.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

"We do it kind of different"

Share
Nos meus zappings noturnos acabei por afortunadamente encontrar completamente por acaso este casalinho apaixonado chamado Alex & Sierra que estavam a fazer a sua audição para o X-Factor americano. É uma edição antiga que está a passar num dos nossos canais de cabo.
Além de apaixonados eles cantam para caraças, com timbres que se complementam e conjugam e com uma química especial que advirá, com certeza, do estado emociona que atravessavam. E a adicionar a isso tem um sentido musical muito apurado que lhes permite marcar um estilo muito próprio, único e, mais importante que tudo o resto, muito sedutor que nos prende para perceber o que é que eles vão fazer a seguir e que eles classicam, na sua entrevista inicial como, "We do it kind of different".
E isso faz com que músicas conhecidas ganhem uma nova e espetacular dimensão nas suas vozes.
Aconselho a ver estas três atuações, a audição e duas das primeiras atuações no concurso onde se percebe claramente aquilo que refiro. Fiquei tão impressionado com o talento deles que procurei mais coisas e, infelizmente, o seu percurso no programa foi fazendo com que fossem perdendo a sua áurea e a sua diferença e que ficassem cada vez mais formatados ao standard pop que as audiências exigem.
Têm já, também, um disco lançado, que saiu em 2014 mas que fica também, muito aquém daquilo que prometeram inicialmente.
Pode ser que um dia decidam voltar ao seu início e que fez com que fossem notados.



quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Vida nossa Vida

Share
Hoje o que aparece aqui não é da minha autoria é de alguém muito mais eloquente que eu e, portanto, só por isso a qualidade do blog aumentou logo exponencialmente.
Recebi hoje estas palavras e esta música por email da pessoa com quem partilho tudo há 4 anos e, de tal forma, que não é parte da minha vida é a minha vida na sua plenitude e eu acredito que sou a dela. Como é habitual na nossa vivência, nada do que vivemos aparece sem uma banda sonora e, também aí, acrescentámos mutuamente experiências que se tornaram parte integrante desta nossa vida.
Uma vida que, acredito, não é a melhor do mundo e tenho a certeza que está muito longe de ser a pior mas que vale muito porque é a nossa e é vivida e experienciada em todos os momentos da nossa existência. Hoje, tal como há 4 anos para cá não tenho nenhuma dúvida em dizer-te aquilo que é mais cliché mas que só é cliché porque é verdade, amo-te C.

"Foi há quatro anos atrás de ontem, algures quando o dia acabava e quase outro começava, que te (re)vi pela primeira vez e daí em diante te veria repetidamente, até não mais parar de olhar para ti.

Já são quatro anos de histórias, entre um Van Gogh e um anel no dedo, já coleccionamos alguns crescimentos juntos. Sei que podia comemorar outro dia, mas porque não este, se entre o homem mais adulto que para mim és e o amante às vezes contido, há também o melhor ombro amigo.



Já há quatro anos… Entre os parabéns e os sorrisos, que venham outros quatro mais!"

sábado, 19 de setembro de 2015

Por causa de ti e de mim

Share
Porque és aquilo que és e sabes o que significas para nós. E, além disso,porque sabes que nesta altura, esta é a música para nós e não outra que significa ainda mais para nossa vida. Adoro-te...
'I am a bird girl
I am a bird girl
I am a bird girl now
I've got my heart
Here in my hands
I've got my heart
Here in my hands now
I've been searching
For my wings
I've been searching
For my wings some time
I'm gonna be born
Gonna be born
Into soon the sky
I'm gonna be born
Into soon the sky
'Cause I'm a bird girl
And the bird girls go to heaven
I'm a bird girl
And the bird girls can fly
Bird girls can fly
Bird girls can fly
Bird girls can fly'
Bird Gehrl - Antony and the Johnsons

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

"Clara como o sol que tudo anima"

Share

Não foi feita para ti mas o Caetano tem destas coisas. Tu és o sol que me anima e o teu ser é essa força e essa alegria que nos tem alimentado e espero que nos energize por muitos mais anos. Nada é como tu e eu.
"Há flores de cores concentradas
Ondas queimam rochas com seu sal
Vibrações do sol no pó da estrada
Muita coisa, quase nada
Cataclismas, carnaval
Há muitos planetas habitados
E o vazio da imensidão do céu
Bem e mal e boca e mel
E essa voz que Deus me deu
Mas nada é igual a ela e eu
Lágrimas encharcam minha cara
Vivo a força rara desta dor
Clara como o sol que tudo anima
Como a própria perfeição da rima para amor
Outro homem poderá banhar-se
Na luz que com essa mulher cresceu
Muito momento que nasce
Muito tempo que morreu
Mas nada é igual a ela e eu"
Ela e eu - Maria Bethânia

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

"Não vou dizer que foi ruim"

Share

Novo disco ao vivo do Lulu Santos, parece-me a mim que é gravado no épico Circo Voador. É uma falha marcante na minha lista de shows pois nunca vi Lulu ao vivo e a verdade é que acho que as suas músicas ganham uma dimensão vibrante quando tocadas ao vivo e se acrescentarmos a isso a veia inata de performer do Lulu Santos permite que os seus shows tenham, à partida, a garantia incondicional de umas horas muito bem passadas e energicamente dançantes. Esta "Assim caminha a humanidade" é uma das minhas preferidas e tem, no seu poema, a melhor fórmula para se terminar uma relação. Fórmula cheia de jeitinho carioca, claro.
"Não vou dizer que foi ruim
também não foi tão bom assim
Não imagine que te quero mal
Apenas não te quero mais..."

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Luizito da Mangueira

Share

Faleceu ontem o cantor principal da escola de samba Estaçaõ Primeira de Mangueira. Foi a ele que coube a pesada responsabilidade de substituir o consagrado Jamelão, pilar fundamental do Carnaval da escola durante inúmeros anos. Ainda no último Carnaval saiu consagrado da Sapucaí ao receber o maior prêmio do Carnaval carioca o Estandarte de Ouro do Jornal O Globo. A sua dedicação, garra e paixão pela sua escola e pelo Carnaval vão faltar no próximo desfile.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Demais

Share

O Canal Brasil que pertence à Globo criou um programa onde homenageia grandes cantores e cantoras brasileiras e grandes músicas do vasto universo musical da MPB, utilizando cantoras da nova geração. O programa chama-se "Cantoras do Brasil" e deu, inclusivamente, origem a um disco. Da temporada de arranque e única, até agora, é imprescindível destacar esta música da grande Elizeth Cardoso não só pela beleza da música em si mas também pela magnífica interpretação da Mallu Magalhães. O tema chama-se "Demais" e, por feliz coincidência, esse título reflete arrasadoramente a magnífica interpretação desta nova coqueluche da música brasileira que nós portugueses também, felizmente, temos vindo a desfrutar de uma forma mais presente graças ao projecto Banda do Mar.