sexta-feira, 8 de maio de 2015

Este poema é simplesmente maravilhoso

Share
Há umas semanas atrás tivemos a oportunidade e o prazer de assistir a um concerto / conversa muito descontraído do Miguel Araújo e do António Zambujo.
Para mim são os dois talentos maiores da música portuguesa da atualidade, o Zambujo pela capacidade de criar um estilo próprio e único que conseguiu retirar o fado das correntes da tradição de uma forma absolutamente marcante e percursora. Já muitos tinham tentado mas, na minha modesta opinião, só ele o conseguiu em toda a plenitude. E o resultado está aí, digressões por todo o mundo e o povo mais musical do mundo, o brasileiro, totalmente rendido e apaixonado a este talento cá da terrinha.
O Miguel Araújo não tem esta dimensão, nem sei se algum dia vai ter e, por vezes parece que não é isso que o move. No entanto é um compositor e um letrista talentoso e, se me o enorme Carlos Alberto Gomes Monteiro me permitir, o digno sucessor do galático Carlos Tê. O Zambujo disse-o nesse encontro que o Miguel era um fazedor de sucessos e, eu que nunca tinho visto as coisas por esse prisma, dei-lhe logo toda a razão. Como ele já disse, são cantigas simples que contam pequenas estórias mas a simplicidade é tão difícil e torna-se tão apaixonante nas suas palavras.
São de sua autoria os temas  "Reader's Digest" e "Pica do sete" que o Zambujo gravou em dois dos seus álbuns e este maravilhoso poema que compôs para a Ana Moura, chamado "E tu gostavas de mim". Uma verdadeira delícia.



"Aviões no céu a mil
Banda larga em arganil
Argonautas, foguetões
Fogos factuos e neutrões
Nitro super combustão
Consta em santa comba dão
Dão-se destas situações
Milagres, aparições
Dava-se outro caso assim
E tu gostavas de mim

Pode um rebento em belém
Ser filho mas só da mãe
Multiplicação do pão
O boavista campeão
Automóveis sem motor
Motociclos a vapor
Se não tem divina mão
E acontece tudo em vão
Dava-se outro acaso assim
E tu gostavas de mim

Lei e ordem no brasil
Ciberespaço em contumil
Cães em naves espaciais
Microchips em cães normais
Microsondas em plutão
Dentro da televisão
Situações paranormais
Para nós mais que banais
Não era pedir de mais
E tu gostavas de mim"
E tu gostavas de mim - Miguel Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário