Infelizmente, já nos despedimos das figuras mais icónicas deste fenómeno que, afortunadamente, surgiu nos anos 90 e que voltou a dar projeção mundial à música cubana. Já desapareceram as mãos virtuosas de Ruben Gonzalez, a sacanagem de Compay Segundo, o swing de "Cachaíto" López e, sobretudo a doce e encantadora voz de Ibrahim Ferrer. Durante os últimos anos os membros que ficaram e, especialmente, a cantora Omara Portuondo, o cantor e guitarrista Eliades Ochoa e o guitarrista Barbarito Torres com o seu virtuosismo a tocar alaúde, foram mantendo a chama acesa chegando, inclusivamente a fazer uma tournée de despedida que passou por Portugal no ano passado se não me falha a memória e a que chamaram, simplesmente, "Adiós".
Este ano saiu recentemente um disco chamado "Lost and Found" e que, tal como o nome indica, é uma recuperação de temas gravados nas sessões de gravações dos discos anteriores, em 96 e também alguns registos de concertos efetuados nos finais dos anos 90, princípios dos anos 2000.
Além da apresentação de uma das músicas do deste álbum não quis deixar de recordar um dos grandes momentos do documentário realizado por Wim Wenders que ajudou a catapultar estes músicos, "Dos gardénias" interpretado por Ibrahim Ferrer.
Grande parte do mérito de tudo isto deve-se ao músico Ry Cooder que resolveu recuperar estes músicos que estiveram totalmente esquecidos e até ostracizados durante dezenas de anos.
Saudades deles todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário