quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Carnaval no Rio, ô sorte!

Share
A data começa a aproximar-se e todos o anos acontece o mesmo. O desejo de estar lá cresce exponencialmente e a vontade de, pelo menos acompahar o que vai acontecendo na cidade, torna-se verdadeiramente irresistível. Como têm sido os blocos de rua, como estão a decorrer os ensaios técnicos das escolas de samba, em especial a minha Estação Primeira, como está o sol, praia, o Jobi, o Braseiro da Gávea, são perguntas inevitáveis e recorrentes.
A verdade é que o samba é a essência e o pilar imperioso do Carnaval do Rio e de toda a sua história. Essa história que, muitas vezes, se confunde irrmediável e inevitavelmente com a história da própria cidade e até do país. Por isso, lembrei-me deste tema "Os Cinco Bailes Da História Do Rio" que mistura o samba com factos históricos fundamentais quer da cidade, quer do próprio país. Para quem quiser saber os 5 bailes que este samba fala são (segundo o Extra da Globo), 1 - Os 20 anos de fundação da Cidade, em 1585; 2 - A grande festa de mudança de capital do vice-reino do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763; 3 – A aclamação de Dom João VI como Rei de Portugal, Brasil e Algarves, em 1818; 4 - O grande baile da Independência do Brasil, em 1822; 5 - O último baile do Império, ocorrido na Ilha Fiscal, em 1889.
O tema é também, nele próprio, um pedaço importante desta história convergente pois, foi criado para ser samba enredo da escola de samba Império Serrano em 1965, ano ano do quarto centenário do Rio de Janeiro, é interpretado, aqui, por um dos marechais do samba do e da escola Império Serrano, o grão mestre do samba e de todos os carnavais, Wilson das Neves e, além disso, o tema foi popularizado e co-composto por outra imperatriz incondicional  do samba, Dona Ivone Lara e consta do seu disco de homenagem lançado em 2015 e que faz parte da coleção Sambabook.
Salve o samba, todos os bambas e todos os que gostam de samba pois bons sujeitos serão, de certeza. Ô sorte!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário