terça-feira, 15 de julho de 2014

Bossa e fado em pura sintonia

Share
Primeiro single do novo disco do Pierre Aderne, "Caboclo", que sairá em Setembro, uma adaptação à bossa do lindo tema do Rui Veloso e Carlos Tê, "Fado do ladrão enamorado".
O Pierre fez um depoimento bastante curioso acerca da decisão de gravar este tema:
"Já havia gravado o disco todo, em janeiro fui passar o mês inteiro no rio de janeiro, numa das noites sai com a amiga e cantora algarvia Susana Travassos...entre um e outro choppinho no leblon, Susana disse-me: " tive uma luz agora! vou cantar uma música para você e tenho certeza que vais grava-la! " ...começou a cantar ali mesmo na mesa do bar à capela ... achei que era um samba "lado b" de Paulinho da Viola, Cartola ou Noel Rosa, quando acabou disse-me : " trata-se um clássico de Carlos Tê e Rui Veloso, corri no dia seguinte para casa da amiga Celia Vaz (a professora de violão e harmonizadora #1 da bossa nova) , harmonizamos em bossa o tema, cheguei de volta a lisboa já com algumas coisas gravadas, mandei para Tê e Veloso, recebi a benção de ambos e pronto! Não me canso de cantar..."Fado do ladrão enamorado."

O que o chopp e o Rio podem provocar...



"Vê se pões a gargantilha
Porque amanhã é domingo
E eu quero que o povo note
A maneira como brilha
No bico do teu decote
E se alguem perguntar
Dizes que eu a comprei
Ninguem precisa saber
Que foi por ti que a roubei
E se alguém desconfiar
Porque não tenho um tostão
Dizes que é uma vulgar
Joia de imitação
Nunca fui grande ladrão
Nunca dei golpe perfeito
Acho que foi a paixão
Que me aguçou o jeito
Por isso põe a gargantilha
Porque amanhã é domingo
E eu quero que o povo note
A maneira como brilha
No bico do teu decote"
Fado do ladrão enamorado - Pierre Aderne (autores Rui Veloso e Carlos Tê)

1 comentário:

  1. ...beleza de musica e balanço ! parabéns e vamos aguardar o " Caboclo" !abraço, Elisabeth.

    ResponderEliminar