quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Rio, 43,2 graus!

Share



No passado dia 12, ainda antes do Verão começar, o Jornal Globo dizia:
"O município do Rio deve ter temperaturas acima da média neste verão, de acordo com previsão do Climatempo para os próximos três meses. A tendência para a estação é de que o volume de chuvas não ultrapasse muito a média climatológica, com exceção de dezembro, de acordo com o meteorologista André Madeira. Para dezembro, segundo o especialista, a partir do início do verão, que começa dia 21, a temperatura fica ligeiramente mais alta que a média do mês, de 31,9 graus. Segundo Madeira, os termômetros devem ficar meio grau acima da média. Já as chuvas de dezembro devem ser 25% mais volumosas que a média de 185mm. No entanto, explica o meteorologista, não significa que dezembro será mais chuvoso, mas sim que as chuvas deverão ser mais densas.

Em janeiro, que tem média climatológica de 33,1 graus, medida na região da Praça Mauá, no Centro do Rio, os termômetros devem marcar até um grau a mais, segundo Madeira. O acumulado de chuvas do mês deve ficar próximo à média de 187 mm, com tendência de diminuir um pouco.
O mês de fevereiro também deve ser mais quente que o normal. Segundo o meteorologista, as temperaturas ficam até um grau acima da média de 34,3 graus. O volume de chuva também deve ficar abaixo dos 91,3 mm de média para o mês.
(...)
consenso da previsão do tempo para o próximo trimestre mostra que o verão no Estado do Rio deve manter as médias históricas de temperatura e volume de chuvas. O prognóstico é elaborado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)."

Pois é e não foi preciso esperar por Janeiro para se sentir o tal calor lá daqueles lados e para confirmar essa previsão de máximos históricos. Ontem a temperatura no Rio foi recorde histórico, segundo o Inmet a máxima 'oficial' chegou a 43,2 ºC, a maior desde 1915 quando medição começou.
O recorde anterior foi de 43,1 ºC em Bangu, em Janeiro de 1984, portanto, há 29 anos.

Este post é para todos os meus amigos de lá, apesar de alguns não terem resistido e terem passado o dia a enviar mensagens zoando com o nosso frio aqui.



"Você viu só que amor
Nunca vi coisa assim
E passou, nem parou
Mas olhou só pra mim...

Se voltar vou atrás
Vou pedir, vou falar
Vou dizer que o amor
Foi feitinho prá dar...

Olha, é como o verão
Quente o coração
Salta de repente
Para ver
A menina que vem...

Ela vem sempre tem
Esse mar no olhar
E vai ver, tem que ser
Nunca tem quem amar
Hoje sim, diz que sim
Já cansei de esperar
Nem parei, nem dormi
Só pensando em me dar...

Peço, mas você não vem
Bem!
Deixo então!
Falo só
Digo ao céu
Mas você vem...

Deixo então!
Falo só
Digo ao céu
Mas você vem..."
Samba de Verão -Marcos Valle

Sem comentários:

Enviar um comentário