Encontrei há uns tempos mais um top que elegia, neste caso, os
dez melhores álbuns de todos os tempos da música brasileira. Esta votação foi promovia pela Rádio Eldorado FM, o portal Estadao.com e o Caderno C2+Música, do jornal ‘O Estado de S. Paulo’. A eleição foi feita por mais de vinte cinco mil internautas e deu o seguinte resultado:
1. Ventura - Los Hermanos (2003)
2. Clube da Esquina - Milton Nascimento e Lô Borges (1972)
3. Dois - Legião Urbana (1986)
4. Elis e Tom - Elis Regina e Tom Jobim (1974)
5. Krig-há, Bandolo - Raul Seixas (1973)
6. Construção - Chico Buarque (1971)
7. Cabeça Dinossauro - Titãs (1986)
8. Acabou Chorare - Novos Baianos (1973)
e Secos e Molhados - Secos e Molhados (1973)
9. Tropicália ou Panis Et Circenses (1986)
10. Roberto Carlos - Roberto Carlos (1971)
Sem fazer nenhuma apreciação às escolhas nem à ordenação da tabela o que posso dizer é que o Ventura e o Elis e Tom são dois dos álbuns da minha vida. 'Samba a dois' e 'Último romance' são duas obras primas o os Los Hermanos são um conjunto de gente muito talentosa. No álbum Elis e Tom não há uma música que não faça parte da minha vida, a 'Águas de Março' foi uma das músicas que me apresentou a música brasileira e depois é só escutar todas de seguida e em repeat. Apenas mais um destaque, a impressionante interpretação da Elis no tema 'Por toda a minha vida' e que ganhou ainda mais emoção, encanto e beleza com a cena da filme 'Habla con ella' do Pedro Almodôvar. Para mim, esse é um dos melhores álbuns de sempre do mundo.
Construção é um dos meus temas preferidos do Chico, o disco Dois dos Legião tem as minhas duas músicas preferidas deles, 'Eduardo e Mónia' e 'Quase sem querer', o Clube da Esquina tem a maravilhosa 'Cais' e o Milton, para mim é das vozes mais incríveis do mundo, apesar de não gostar de tudo dele. O álbum Roberto Carlos tem uma música que eu amo que é a 'Como vai você'. Titãs é uma banda que ainda hoje eu estou aprendendo a gostar e este não é o álbum com quem eu tenho mais afinidade mas tem o 'Polícia'!
Para acabar tenho de falar do Tropicália ou Panis Et Circenses pois é o álbum emblemático do Tropicalismo e junta muitos gigantes da música brasileira e alguns dos meus preferidos, começando por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Nara Leão (esta estava em todas), Tom Zé e Os Mutantes. Este disco continua a explicar muita coisa acerca das opções futuras que o Caetano e o Gilberto fizeram nas suas carreiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário