sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ainda os tops de álbuns

Share

Encontrei há uns tempos mais um top que elegia, neste caso, os dez melhores álbuns de todos os tempos da música brasileira. Esta votação foi promovia pela Rádio Eldorado FM, o portal Estadao.com e o Caderno C2+Música, do jornal ‘O Estado de S. Paulo’. A eleição foi feita por mais de vinte cinco mil internautas e deu o seguinte resultado: 1. Ventura - Los Hermanos (2003) 2. Clube da Esquina - Milton Nascimento e Lô Borges (1972) 3. Dois - Legião Urbana (1986) 4. Elis e Tom - Elis Regina e Tom Jobim (1974) 5. Krig-há, Bandolo - Raul Seixas (1973) 6. Construção - Chico Buarque (1971) 7. Cabeça Dinossauro - Titãs (1986) 8. Acabou Chorare - Novos Baianos (1973) e Secos e Molhados - Secos e Molhados (1973) 9. Tropicália ou Panis Et Circenses (1986) 10. Roberto Carlos - Roberto Carlos (1971) Sem fazer nenhuma apreciação às escolhas nem à ordenação da tabela o que posso dizer é que o Ventura e o Elis e Tom são dois dos álbuns da minha vida. 'Samba a dois' e 'Último romance' são duas obras primas o os Los Hermanos são um conjunto de gente muito talentosa. No álbum Elis e Tom não há uma música que não faça parte da minha vida, a 'Águas de Março' foi uma das músicas que me apresentou a música brasileira e depois é só escutar todas de seguida e em repeat. Apenas mais um destaque, a impressionante interpretação da Elis no tema 'Por toda a minha vida' e que ganhou ainda mais emoção, encanto e beleza com a cena da filme 'Habla con ella' do Pedro Almodôvar. Para mim, esse é um dos melhores álbuns de sempre do mundo. Construção é um dos meus temas preferidos do Chico, o disco Dois dos Legião tem as minhas duas músicas preferidas deles, 'Eduardo e Mónia' e 'Quase sem querer', o Clube da Esquina tem a maravilhosa 'Cais' e o Milton, para mim é das vozes mais incríveis do mundo, apesar de não gostar de tudo dele. O álbum Roberto Carlos tem uma música que eu amo que é a 'Como vai você'. Titãs é uma banda que ainda hoje eu estou aprendendo a gostar e este não é o álbum com quem eu tenho mais afinidade mas tem o 'Polícia'! Para acabar tenho de falar do Tropicália ou Panis Et Circenses pois é o álbum emblemático do Tropicalismo e junta muitos gigantes da música brasileira e alguns dos meus preferidos, começando por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Nara Leão (esta estava em todas), Tom Zé e Os Mutantes. Este disco continua a explicar muita coisa acerca das opções futuras que o Caetano e o Gilberto fizeram nas suas carreiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário