segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Milagre do Candeal

Share
É um documentário realizado pelo Fernando Trueba e que retrata a visita do pianista cubano Bebo Valdez à Bahia. O Fernando e o Bebo, se eles me permitem, já me tinham dado muitos momento de felicidade com o concerto Blanco Y Negro, onde o Bebo e o Cigala, cantor flamenco, dirigidos pelo Fernando, nos oferecem momentos incríveis de excelente música e fabulosa performance com uma rara sensibilidade e onde se misturam estilos musicais cheios de personalidade mas que se complementam na perfeição.
Este outro documentário é de facto um milagre, milagre social graças ao trabalho do Carlinhos Brown na sua favela, o Candeal, onde ele envolveu a população, especialmente os mais novos e lhes deu uma perspectiva de vida com base na capacidade de fazer música. É também um milagre artístico graças aos vários momentos de partilha de talento que os diferentes músicos nos oferecem e onde o velho Bebo parece um menino, tal é o prazer latente nos seus olhos, na sua face e no seu empenho de cada vez que põe os seus dedos num piano. Estes são dois dos vários momentos geniais:

Eu me recuso
Eu me acuso
Não quero fim
Sou mais feliz se tem você perto de mim
No sol açoite quis ser noite pra ser sei bem
Veja você que até sonhei com esse horário
Eu sou um músico
Eu sou acústico
Eu sei do tom
Foi Deus quem deu
Quem deu foi Deus, pois Deus é dom
Quis ser o mar
Não sei ser mar
Quis ser o mar
Mas pra se mar sem ter você é ter saudade
Caminhos como esse violão libera
Levo você a tira-colo
Livre das guerras


Sem comentários:

Enviar um comentário