segunda-feira, 12 de março de 2018

"Mi sem bo amor"

Share
A Nancy Vieira tem uma voz incrível, doce, quente, melodiosa, sedutora tal como é o arquipélago tropical que a viu nascer, Cabo Verde. É uma legitima e fantástica embaixadora da envolvente música tradicional caboverdiana mas, apesar disso, tem evoluído na sua carreira sempre num plano mais discreto que outras intérpretes.
Tem disco novo, chamado "Manhã florida" e tem, pelo menos, uma música que já me agarrou, uma morna maravilhosa chamada "Mi sem bo amor", que em criolo significa, eu sem o seu amor.
A música tradicional caboverdiana, por incrível que pareça é ainda uma música desconhecida para a maioria das pessoas e tem sofrido, recentemente, com a popularidade doutros estilos africanos, nomeadamente, as kizombas e afins, compelindo os menos atentos a rotular da mesma forma todos estes estilos numa ampla classificação de nome, música africana. A música africana é bastante rica e diversificada para se resumir a um rótulo tão redutor.
Para mim, o mundo seria muito mais cincento e pobre sem a diversidade da música africana e sem uma bela morna para nos emocionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário