segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nelson Motta

Share
Adoro o Nelson Motta. O cara foi um verdadeiro privilegiado na sua adolescência, vivia no olho do furacão musical que explodiu no Brasil apartir de final dos anos 50. O grande Vinicius era visita lá de casa e isso é absolutamente invejável. Mas quando pôde pôr em prática a sua maioridade, logo fez jus ao privilégio que o destino lhe permitiu e, a partir daí, foi ele próprio parte activa e fundamental do furacão. Segundo ele, não gostava e música mas tudo mudou naquele momento marcante em 1960 quando esteve presente no famoso espetáculo que marcou o início do movimento da Bossa Nova na Faculdade de Arquitetura e que se denominou "A noite do amor do sorriso e da flor", inspirado no título do segundo LP do genial João Gilberto que o iria apresentar nessa noite. Assim qualquer um ficava não só a gostar mas apaixonado por música, né Nelson?
A partir daí foi sempre uma das personagens principais da história da MPB. Foi produtor da Polygram ainda muito jovem, onde produziu a Elis Regina, foi gerente / promotor do clube Dancin Days que inspirou a famosa novela, foi o responsável pela descoberta e pelo lançamento da Marisa Monte. Escreveu vários sucessos musicais para vários artistas brasileiros e escreveu város livros que aconselho. Para quem quiser conhecer em pormenor esta história aconselho o livro "Noites Tropicais" onde ele conta, na primeira pessoa, todas estas aventuras que têm um encanto especial.
Agora o excelente programa da Globo, o "Som Brasil" que vai homenageando artistas da MPB, decidiu homenagear este contemporâneo homem renascentista e, mais uma vez, fiquei surpreendido com excelentes versões de temas que já eram fantásticos no seus originais.
A primeira é o primeiro grande suceso da Marisa Monte "Bem que se quis", cantada pelo D'Black e a segunda é uma bonita versão da bela voz da Marjorie Estiano de um tema do Lulu Santos, "Certas Coisas".
Homenagem mais que merecida!

"Bem que se quis
depois de tudo ainda ser feliz
mas ja nao ha caminho pra voltar.
O que e que a vida fez da nossa vida?
O que e que a gente nao faz por amor?

Mas tanto faz,
ja me esqueci de te esquecer porque
o teu desejo e o meu melhor prazer
e o meu destino e querer sempre mais
a minha estrada corre pro teu mar

Agora vem pra perto vem
vem depressa vem sem fim dentro de mim
que eu quero sentir
o teu corpo pesando sobre o meu
vem meu amor vem pra mim,
me abraca devagar,
me beija e me faz esquecer."

"Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...

Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...

Eu te amo calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz.
Nós somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...

A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...

Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...

Eu te amo calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz,
Nós somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer..."

Sem comentários:

Enviar um comentário